Faltam apenas 2 dias…

by

 

 

Em minha primeira gestação eu curti muito minha barriga e cada transformação pela qual meu corpo passou, e o que eu mais temia era não conseguir amamentar minha filha, por isso fui atrás de toda informação possível sobre amamentação.

Na época, eu tinha a assinatura da revista “Seu Filho e Você” e eles falavam da amamentação de forma bastante clara e davam várias dicas para a mãe conseguir amamentar mais prazerosamente. Sempre que chegava a revista eu procurava a parte de amamentação para ler.

Minha filha chegou em 18 de junho de 2002 às 18h15 através de uma cesárea, e teve que ficar no berçário 12 horas enquanto eu me recuperava da cirurgia.

Isso pra mim foi muito dificil, sofri muito por não estar com minha pequena no colo desde seu primeiro instante fora do meu ventre, tudo o que eu mais queria era colocá-la no meu seio para mamar.

Assim que chegou ao quarto, Sarah logo veio para meu peito e mamou muito!!!

Eu fiquei suuuuuper feliz, e aliviada, e chorei de emoção!

Logo na primeira semana em casa eu comecei a ficar com febre por causa de uma mastite horrivel que tive, e algumas pessoas próximas começaram a me dizer que a amamentação causava isso mesmo, que era difícil, que podia dar câncer no seio, que talvez fosse melhor dar mamadeira etc…

Eu mandei todo mundo “às favas” e passei a me trancar no quarto o dia inteiro deitada com minha filha a meu lado, e isso me ajudou muito.

Sim, eu chorei e sofri cada vez que minha filha pegava no peito e eu sentia aquela dor insuportável, mas nutrir minha pequena era a coisa mais importante pra mim naquele momento.

Eu NÃO usei pomadas e acho que foi melhor assim.

Deixei o peito ficar ferido e cicatrizar por si.

Na hora da mamada, eu colocava um pano quente no peito para o leite fluir melhor (tambem tirava com bombinha e usava o pano) e depois que ela esvaziava o peito, eu colocava gelo, porque sentia queimar, e o gelo aliviava bastante.

Depois da mastite veio a diminuição do leite, e eu tentava todas as receitas para aumentar o fluxo, porque minha filha chorava de hora em hora para mamar.

Comecei a ouvir a história do peito virar chupeta, dela ficar “mal-acostumada”, que tinha que dar água, tinha que dar chá e etc, mas não dei ouvidos.

Tentei coca-cola, chá de ervas, canjica, mingau, e mais um monte de coisas, mas senti que o leite só aumentou mesmo depois que eu relaxei e deixei rolar.

Mais uma vez precisei acreditar na minha escolha em primeiro lugar para que as coisas fluissem.

Passado 1 mês, a amamentação se estabeleceu e pude curtir com muito prazer cada momento com minha filha no peito, sempre na hora que ela quisesse, sem cobranças, sem horários, sem neuras…

O maior apoio de amamentação que recebi, foi a busca de informação correta, e que nesse caso foi dado pela revista “Seu Filho e Você”, e que hoje em dia é muito dificil na mídia.

E outro apoio fundamental, foi do meu esposo, que me trazia água a toda hora, que me dava colo nos momentos de desespero e dor, e que não se importava nem um pouco com a bagunça na casa e as coisas por fazer, e muitas vezes ficava com a bebê para eu descansar.

Hoje, depois de quatro filhos, superadas as dificuldades do começo, creio que na amamentação tudo se supera com quatro coisas básicas:

1- Relaxar

2- Beber muita água

3- Acreditar no poder da natureza

4- Ter um apoio verdadeiro a seu lado

 

Rosana Oshiro, casada com Cleber, mãe da Sarah, do Rafael, do Gabriel e Ana.
Anúncios

Tags:

Uma resposta to “Faltam apenas 2 dias…”

  1. VIVIANI VALENTIM WANDERMUREM BARROS Says:

    OLÁ!!!
    ME CHAMO VIVIANI, ESTOU COM 33 SEMANAS DE GRÁVIDEZ, ESTOU AMANDO TUDO ISSO, APESAR DE NÃO CONSEGUIR DURMIR MAIS, AS AZIAS QUE VENHO SENTINDO, E OUTRAS NOVIDADES QUE VEM APARECENDO NESSAS NOVAS SEMANAS, O QUE VALE É SABER QUE MINHA PRINCESINHA ESTÁ BEM SÓ TENHO PENA DO MEU MARIDÃO, ELE PASSA A SEMANA VIAJANDO, NO FINAL DE SEMANA ELE ESTÁ COMIGO, MEUS SONOS NÃO SÃO O MESMO PASSO A NOITE INDO NO BANHEIRO, E ENCONTRANDO POSIÇÃO P/ DORMIR, APESAR DO MEU MÉDICO DIZER QUE A MELHOR POSIÇÃO É A DO LADO ESQUERDO, NÃO DÁ P/ PASSAR A NOITE NESSE LADO SÓ… AI NÃO TEM COMO MEU MARIDÃO TBM NÃO SE ACORDAR, EU FALEI PARA ELE VAI SE ACOSTUMANDO NOSSAS NOITES NUNCA MAIS SERÁ A MESMA RSRSRSRSRSRS
    UMAS AMIGAS ME DISSE VIVI NÃO TENHA PRESSA EM ARRUMAR O QUARTO, POIS, ISSO SÓ IRÁ AUMENTAR SUA ANSIEDADE, NA VERDADE CONCORDO! NÃO ESTOU ANSIOSA SÓ PREOCUPADA RSRSRSRS VAI QUE MARIA CLARA QUEIRA NASCER ANTES DO TEMPO! AINDA TENHO QUE PINTAR O QUARTO DELA, MONTAR OS MÓVEIS E DECORAR, MAS ACHO QUE DAQUI P/ O FINAL DO MÊS VOU DAR CONTA DE TUDO ISSO QUE FALTA! NO FINAL DESSE MÊS FAÇO 8 MESES. CREIO QUE MARIA CLARA VAI ESPERAR ELA ESTÁ PREVISTA P/ NASCER NO DIA: 02/07/2010. A FAMILIA ESTÁ MUITO FELIZ! E EU E O PAI NEM SE FALA!

    É ISSO AI AMIGAS! COMPARTILHEI UM POUCO DE MIM C/ VCS!!!

    MEU E-MAIL É: VIVIANIWANDERMUREM@HOTMAIL.COM

    PARA QUEM QUISER TROCAR ESSA EXPERIÊNCIA MARAVILHOSA QUE É SER MÃE…

    UM GRANDE BEIJO P/ TODAS MÃES E AS FUTURAS MAMÃES DO BRASIL.

Comentários encerrados.


%d blogueiros gostam disto: